
Foi um fim de semana muito produtivo, para os alunos do Ibecec em São Luís e Viana.
As turmas produziram textos jornalísticos diversos e reportagens de TV, alé de discutirem sobre a ética profissional no jornalismo.
(Acima a Igreja Matriz de Viana-MA)
PÓLO SÃO LUÍS
Na capital as aulas teóricas e práticas aconteceram na sede do Instituto, no setor administrativo do Jaracatí Shopping. A professora Christine Lacerda aplicou as regras gramaticais, na disciplina Redação e Expressão Oral. Prevaleceu a vontade da turma de buscar o conhecimento na língua portuguesa, tão exigido no exercício da profissão de jornalista.
Já a professora Rosa Serra, advogada militante e acadêmica de comunicação social aproveitou o tempo para discutir com as estudantes do Ibecec sobre ética profissional. Um tema necessário e de extrema importância para os comunicadores, dos diversos meios de comunicação.
PÓLO VIANA
Em Viana, a 250 km de São Luís, onde o Curso de Comunicação Social - Jornalismo Téc nico entra no sexto mês os alunos mergulharam na prática de reportagem em TV.
O comando das atividades ficou com o repórter da TV Mirante de São Luís, Luís Felipe Falcão, titular da Disciplina.
Após a teoria, na Escola Estevam Carvalho, no centro daquela histórica cidade, os estudante foram às ruas, trabalhar a prática da reportagem.
Com duas câmeras profissionais, os estudantes puderam experimentar o gosto da produção de reportagens, com os mais variados temas.
Na busca pela melhor matéria, com assuntos discutidos em aulas anterioriores, onde os professores abordaram e ensinaram os caminhos para a apuração das notícias, produção de pautas e definições dos entrevistados e contatos, os futuros jornalistas buscaram as gravações das entrevistas e de passagens, nas ruas da cidade.
No domingo (24) as matérias foram trabalhadas em dois locais de Viana. Um equipe ficou responsável pela realizãção de reportagens no matadouro público. Os futuros reporteres varificaram a situação do matadouro. Registraram imagens e gravaram entrevistas sobre a situação do local onde são abatidos dezenas de bovinos diariamente. O manejo da carne consumida pela população e as condições sanitárias do local. Ficaram surpresos com a situação, principalmente na área externa, onde as carcaças dos animais ficam expostas ao ar livre.
O sangue e a água suja seguem diretamnte para o lago que ainda serve para abastecer boa parte da comunidade.
A outra equipe seguiu para a feira municipal, onde a pauta sugeria o registro da movimentação e as condições de higiene do local.
Os estudantes gravaram várias entrevistas no local e destacaram a comercialização dos pescados capturados nos lagos vianenses, em pleno período da piracema.
No retorno à escola todo o conteúdo foi avaliado e discutido pelo professor titular da disciplina, Luiz Felipe Falcão.
Os trabalhos também foram acompanhados pelos radialista Adilson Sousa, Editor de imagens da TV Mirante e Coordenador de Pólos do Ibecec e jornalista Elbio Carvalho, Repórter da TV Mirante e Diretor e Coordenador do Curso de Comunicação Social - Jornalismo Técnico do IBECEC.
As matérias produzidas pelos estudantes do Pólo Viana agora vão passar pelo processo de edição e posteriormente serão inseridas no banco de dados do site do IBECEC - www.ibecec.com.br - e veiculadas simultaneamente.
Além disso esse conteúdo servirá como base para a produção dos telejornais que serão trabalhados nas disciplinas futuras de TV.
Para a diretoria do IBECEC, foi um fim de semana extremamente positivo para a instituição e principalmente para os alunos que, aos poucos, desvendam os segredos da reportagem.
3 comentários:
Aí Elbio, quero ver também o pólo de Barra do Corda ok?! Beijo Grande, érica de BdC
O Curso de Petroleo e Gas em São José de Ribamar Ma, foi cancelado por que?
Como fica a situação dos alunos?
Resposta URGENTE!
Gostaria de saber por que o Curso de Petroleo e Gas em São José de Ribamar foi cancelado?
Como fica a situação dos alunos?
Sendo assim, solicito o cancelamento do curso.
Maria Angela da S.Dourado
Postar um comentário